Innovation

Me tornei Innovation Catalyst em janeiro de 2018. Durante o treinamento, eu e outros três colegas nos interessamos em formar um tiger team para investigar uma hipótese. Utilizamos 10% de nosso tempo, permitido pela empresa para dedicação de projetos paralelos internos, e conseguimos validar nossa ideia. Desenvolvemos um produto do zero! O lançamento do MVP foi no final de 2018.

A hipótese

Como podemos facilitar o dia a dia dos microempreendedores individuais? Observando esse grupo de pequenos negócios no Brasil, percebemos que havia muitas possibilidades de resolver um problema que ouvíamos constantemente de quem é MEI: “eu sempre me esqueço de pagar o imposto mensal.”

O segmento MEI é interessante também pois representa um mercado de mais de 7 milhões de pessoas. E só cresce. Todos os anos, mais de um milhão de novos MEIs se cadastra no Portal do Empreendedor.

Eu mesma sou uma microempreendedora individual e, adivinha? Me esquecia todos os meses de pagar a tal taxa. O não pagamento gera juros, e ninguém quer pagar um valor mais alto por conta de esquecimento, né?

Produto novinho em folha

A definição do problema

Formamos um tiger team de Innovation Catalysts (eu, a designer Mari Reis, o dev Henrique Raposo e o product manager Marcell Almeida) e saímos a campo para investigar se havia outros MEIs sofrendo do mesmo mal.

Visitamos o Sebrae e lá nos deparamos com um dado impressionante: 59% dos MEIs disseram que se esquecem de efetuar o pagamento. Próximo passo era ouvir de mais MEIs como isso acontecia.

Nas entrevistas com MEIs, eles confirmaram o esquecimento e acrescentaram que o sistema do governo nem sempre era amigável e fácil de usar. Oba! Tínhamos nas mãos um grande problema a ser resolvido.

Estratégia de conteúdo

Documentamos o que seria o ideal state do nosso novo produto. Nosso objetivo era não só ajudá-los a pagar o imposto em dia, como também organizar melhor as informações do MEI, de forma visual e em um só lugar.

Para a estratégia de conteúdo, eu queria passar uma ideia de segurança para os usuários, de que havia alguém pensando no próximo passo para eles. Somos o proactive champion, afinal.

Como atributos, os melhores para representar a voz da marca seriam Proactive e Optimistic. Para princípios, escreveria pensando em Focus on the payoff e Keep it simple.

Mapeei então os pontos de contato, como seria essa “história” do início — desde o site e do login, passando por empty states que encorajam a pessoa a continuar usando e mensagens de sucesso — até o fim, caso o usuário termine o teste grátis sem antes converter-se em pagante.

Também foi preciso levar em consideração como era a linguagem no site do governo. Por mais que os usuários não gostassem daquele ambiente, estavam, de alguma forma, acostumados com o que liam ali. Pesquisei também em muitos blogs e artigos sobre MEI, tudo para colher material.

Prototipagem

Adoro essa parte. É a grande oportunidade de mostrar ao usuários o que planejamos para eles. E um bom termômetro tanto de usabilidade como de entendimento do conteúdo.

Sim, às vezes as pessoas usam expressões ou palavras diferentes das que pensamos. Nada melhor do que tirar essas dúvidas com quem vai usar seu produto.

Esse é o momento também para observar as reações das pessoas. Ficaram surpresas? Sorriram? A expressão do rosto não mudou? Isso ajuda caso seja preciso ajustar o tom da comunicação.

Aprendizado

MVP lançado é maravilhoso. Duplamente maravilhoso é ver o crescimento de usuários na ferramenta, de forma orgânica. Passar por todo o processo de inovação – o brilhante double diamond — foi intenso e uma oportunidade única de aprendizado.