Para que a experiência do usuário seja incrível, não ignore o conteúdo

Redator UX, Designer de Conteúdo, Estrategista de Conteúdo, Designer Verbal… os nomes são muitos. Mas a diferença acaba aí. No dia a dia, fazemos algo semelhante: escrevemos as palavras que o usuário lê durante sua experiência com um produto.

A redação UX ou o design de conteúdo, vai do microtexto (microcopy), passa por mensagens de erro, botões, títulos, textos de “Saiba mais”, notificações, até formatos mais longos, como e-mails e ofertas para os usuários.

Para que a experiência do usuário seja incrível, não ignore o que o produto diz. Sabe a ideia de que forma e conteúdo trabalham juntos? Pois é. Design de conteúdo + design de experiência = match. Pode acreditar.

O conteúdo do seu produto merece a mesma atenção dada ao visual.

E não é puxar sardinha para o meu lado, mas as palavras serão ainda mais importantes no futuro. No caso dos chatbots e conversational UI, o design é o texto. O John Maeda concorda.

 

Senta que lá vem a história

Já deixei clara minha opinião sobre o quanto considero o conteúdo importante na experiência do usuário. Essa é a minha profissão, afinal. Há um processo de design, de branding, de personagem de marca, atributos e princípios até se chegar às palavras que povoam a interface.

Por isso, confie na palavra — literalmente — de um especialista. Contrate e envolva o profissional de conteúdo desde o início do projeto. Alguém que tenha experiência com textos, edição, e domine a gramática como ninguém.

O Designer de Conteúdo será responsável por criar o guia de estilo que a empresa toda possa usar, garantindo a consistência da linguagem no marketing, produto e atendimento ao cliente. E também pode criar as diretrizes de tom de voz da marca, com atributos e princípios que guiam toda a comunicação.

A junção da experiência de escrita e edição do Designer de Conteúdo, do guia de estilo e de Voz somada a conversas com usuários formam a narrativa do seu produto.

UX, Design thinking, Design de serviços, Behavioral Economics, Pesquisa, Linguística, Escrita e Estratégia de Conteúdo.

Fale comigo: